ALERTA! Inmet prevê ventos de até 100 km/h e inclui áreas da Bahia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para ventos fortes que podem atingir 11 estados brasileiros, incluindo a Bahia, entre esta quinta-feira (6) e o sábado (8).

Publicidade

Segundo o órgão, em algumas regiões as rajadas podem chegar a 100 km/h, aumentando o risco de queda de árvores, destelhamento de casas, danos em construções e interrupção no fornecimento de energia.

O alerta mais grave, na cor laranja, vale principalmente para áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, onde os ventos devem variar entre 60 km/h e 100 km/h.

Já a Bahia está entre os estados que receberam o alerta amarelo, que indica perigo potencial. Nesse caso, as rajadas podem ficar entre 40 km/h e 60 km/h, com possibilidade de queda de galhos de árvores e outros transtornos.

De acordo com o Inmet, os ventos fortes são provocados pela formação de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico, próximo ao litoral do Rio Grande do Sul. O fenômeno deve provocar mudanças no tempo em várias regiões do país.

O instituto orienta que, durante as rajadas, a população evite ficar debaixo de árvores, não estacione veículos próximos a placas e postes e procure locais seguros até que o tempo melhore.