Uma operação especial da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) vai atender aos casos de violência contra a mulher que possam ocorrer durante o Festival Virada Salvador, que acontece a partir deste sábado (28/12) até o dia (1/12) na Arena Daniela Mercury, orla da Boca do Rio.

Equipes da Diretoria de Políticas para Mulheres vão realizar, durante os cinco dias da festa uma ação educativa denominada  “Pare! Não à importunação Sexual! ”. Na campanha, serão distribuídos materiais educativos, orientando o público sobre o tema. Além disso, possíveis vítimas de agressões terão o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), situado no bairro da Ribeira, durante 24h. Na Casa Irmã Dulce, as mulheres poderão ser acolhidas por um período de até 15 dias.

HISTÓRICO

No ano anterior, não houve registro de acolhimento em casos de violências ligados ao evento. Porém, vítimas podem buscar atendimento na rede de apoio da Prefeitura.  As mulheres podem ser encaminhadas também ao Cemsid após boletim de ocorrência registrado nas Delegacias de Atenção à Mulher (Deam), ou após contato com a Defensoria Pública e o Ministério Público. Na Casa Irmã Dulce, as mulheres poderão ser acolhidas por um período de até 15 dias.

Qualquer mulher que se sinta assediada durante o evento devem procurar a Polícia Militar, Guarda Civil Municipal ou funcionários da equipe técnica da SPMJ, que terá efetivo presente na festa. A vítima deverá ser encaminhada para registrar um boletim de ocorrência na delegacia para que os trâmites legais possam ser cumpridos.