Durante coletiva realizada nesta quinta-feira (2/4), o Ministério da Saúde revelou que, após investigação retrospectiva, foi identificado que o primeiro caso de coronavírus no Brasil foi registrado no dia 23 de janeiro. Inicialmente, a pasta havia anunciado que o primeiro caso havia sido confirmado em 26 de fevereiro, com um paciente de 61 anos, em São Paulo.

Conforme declaração do secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, quando o primeiro caso de coronavírus no país foi confirmado, haviam outros em investigação.

“Muitos desses casos estão com material colhido, e nós tivemos a partir de investigação retrospectiva a identificação do primeiro caso confirmado, ele é da semana epidemiológica 4, de 23 de janeiro”, explicou o secretário, acrescentando que se trata de um caso importado.

O secretário esclareceu ainda que, após essa investigação, ficou constatado que o vírus já estava em circulação no país desde o final de janeiro.

Até esta quinta-feira (2/4), o Brasil já possui 7.910 casos de coronavírus confirmados, e 299 óbitos pela doença, segundo dados do Ministério da Saúde.