O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) conclui a assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais que serão usados nas eleições de outubro (José Cruz/Agência Brasil)

Ao menos oito prefeitos e oito vereadores, entre eles políticos eleitos, tiveram diagnóstico positivo para a Covid-19, após as campanhas eleitorais de primeiro turno na Bahia.

Os oito vereadores são da cidade de Guanambi, que fica no sudoeste da Bahia. A Câmara Municipal, que tem 15 vereadores, suspendeu todas as atividades administrativas e legislativas. A suspensão começou na terça-feira (24) e segue até o dia 8 de dezembro.

A câmara não informou se todos os vereadores passaram por testes. Um dos infectados é o presidente da casa, Zaqueu Rodrigues (DEM). A câmara não informou quem são os outros infectados.

Já os prefeitos que também contraíram o coronavírus são de várias regiões do estado. Um deles, o Phelipe Brito (PSD), que foi eleito em Ituaçu, participou de eventos com grandes aglomerações durante a campanha eleitoral, e chegou a ser carregado por várias pessoas sem máscara.

Além desses casos, o senador Angelo Coronel (PSD) anunciou que também contraiu o coronavírus. A assessoria dele informou, por meio de nota, que ele tem sintomas leves e está isolado em casa, trabalhando de forma remota.

Ele está sob cuidados da esposa, Eleusa Coronel, que concorreu ao cargo de vice-prefeita de Salvador, e testou negativo para a Covid-19.

Entre setembro e outubro, o G1 registrou vários casos de aglomerações promovidas por campanhas eleitorais em todo o estado. Além de desrespeitar o decreto então vigente de suspensão de eventos com mais de 100 pessoas, os candidatos também não cumpriram determinações municipais.

Prefeitos que contraíram Covid-19

  • Thiago Gilleno (PSD) – prefeito eleito de Ponto Novo, no norte da BA. Não há detalhes sobre estado de saúde.
  • Phelipe Brito (PSD) – prefeito eleito de Ituaçu, no sudoeste da BA. Não há detalhes sobre estado de saúde.
  • Carlos Matos (DEM) – prefeito eleito de Riachão do Jacuípe, a cerca de 200 Km de Salvador. Não há detalhes sobre estado de saúde.
  • Neo Afonso (PSD) – perfeito eleito de Formosa do Rio Preto, no oeste da BA. Não há detalhes sobre estado de saúde.
  • Cordélia Torres (DEM) – prefeita eleita de Eunápolis, no sul da Bahia. Está em isolamento. Paulo Dapé, marido de Cordélia e ex-prefeito da cidade, está entubado em UTI.
  • Ricardo Rodrigues (PSD), atual prefeito de Lapão. Está internado em Salvador.
  • Armando Mayerhofer (MDB), atual prefeito de Sobradinho, no norte da Bahia. Está internado e já foi hospitalizado duas vezes.
  • Ivoney Raimundo (DEM), atual prefeito de Aporá, a cerca de 200 km de Salvador. Está internado em Salvador.