O ovo é um dos alimentos mais consumidos por brasileiros e cidadãos de todo o planeta. Embora tenha sido considerado prejudicial por um curto período de tempo, a verdade é que seu valor nutricional é muito alto. Ovos são fontes de proteínas, vitaminas e gorduras saudáveis, como o ômega-3. No entanto, a questão é: o que acontece se uma pessoa parar de comer ovos?

Deve-se notar, antes de mais nada, que qualquer mudança nos alimentos deve ser sempre orientada por um nutricionista ou profissional da área. Os ovos são alimentos saudáveis, mas porque tudo também vale moderação e deve seguir o planejamento alimentar específico de cada pessoa. No entanto, vale a pena entender o que vai acontecer melhor se uma pessoa decidir parar de comer ovos da noite para o dia.

O que acontece se uma pessoa parar de comer ovos?

Embora sejam alimentos ricos em proteínas e gorduras, os ovos não contêm muitas fibras dietéticas e não contêm quase nenhum carboidrato. Portanto, a dieta com muitos ovos pode interromper o funcionamento dos intestinos e enfraquecer a evacuação das fezes. Além disso, o baixo índice de carboidratos perde o fornecimento de energia de uso rápido pelo corpo.

Um estudo chinês do Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento descobriu que, substituindo ovos inteiramente por alimentos ricos em fibras, como vegetais, os humanos podem viver mais e melhor. A solução será remover as gemas do ovo completamente, comer apenas os ovos e comer mais nozes, pão integral e alimentos vegetarianos.

Quais são as mudanças na aparência ?

A mudança que comer ovos demais pode provocar na aparência é o aparecimento de acne (cravos e bolhas). Se você tem o problema, o ideal é reduzir a quantidade de alimentos gordurosos que você consome diariamente.

Vale ressaltar que o consumo de ovos não precisa ser cortado, especialmente por pessoas que querem construir massa muscular. A proteína pode ajudar muito no processo. Portanto, o ideal é o consumo moderado e sempre buscando cuidados alimentares para se adaptar à dieta.

Rede Brasil News