Muito se especula sobre a quantidade de feriados no Brasil. Algumas pessoas acreditam que o país lidera o ranking, mas a verdade é que o Brasil não se encontra nem entre os cinco primeiros. Na liderança, vem Colômbia e Índias, ambos os países com 18 feriados nacionais.

Tailândia, Líbano e Coreia do Sul ocupam a segunda colocação com 16 feriados. Argentina, Chile, Finlândia e Japão estão em terceiro lugar com 15. A Turquia ficou em quarto, com 14,5. A Indonésia, Malásia, Filipinas, Rússia, Venezuela, Marrocos, Malta e Espanha fecha o quinto lugar com 14 feriados.

O Brasil aparece na sétima colocação, ao lado de África do Sul, Peru e Grécia. Todos os países possuem 12 feriados. Entretanto, parece que o Brasil vai subir um pouco mais na colocação, pois, agora, o país tem um novo feriado nacional.

Qual é o novo feriado?

Determinado por lei, o dia 21 de março foi marcado com o Dia Nacional de Tradições Africanas. A data é uma reverência às tradições de matrizes africanas e nações do candomblé, que, em muito, compuseram a cultura nacional.

Definida pela Lei nº 14.519 e aprovada pela Câmara dos Deputados em 21 de dezembro de 2022, a lei foi encaminhada para a sanção do presidente. A data foi escolhida devido ao Dia Internacional contra a Discriminação Racial, estabelecido pela Nações Unidas (ONU).

Relembrar a história é um ato de resistência

A data tem referência ao episódio que ficou conhecido como o “Massacre de Shaperville”, que aconteceu em 1960 na África do Sul. O massacre foi uma resposta a uma manifestação, quando cerca de 20 mil sul-africanos protestavam contra a determinação do governo que limitava os locais onde a população negra podia circular.

Os militares responderam com violência, na tentativa de reprimir o protesto. Com isso, tiros foram disparados contra a população civil que estava desarmada. Ao todo, 69 pessoas morreram.