[ad_1]

O Governo Federal finalmente lançou o novo Bolsa Família, de volta com o presidente Lula (PT). Agora, disponível já de maneira oficial, o programa social deve manter os pagamentos das mesmas famílias que já vinham recebendo do antigo Auxílio Brasil. Porém, para que isso ocorra de fato, será necessário que sigam atendendo as regras protegidas.

Mas não é só isso. A partir do mês que vem, o Ministério do Desenvolvimento Social, pasta responsável pelo programa, deverá dar início ao processo de recadastramento e/ou atualização dos beneficiários, e tudo deve ser feito em apenas 3 etapas. Siga a leitura e descubra.

Confira os detalhes. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Passos para o recadastramento do Bolsa Família

Em síntese, o primeiro passo nada mais é do que ficar atento. Frequentemente, verifique se você foi convocado para o recadastramento ou para a atualização cadastral. O Governo Federal convocará, ao longo do ano, pelo menos 10 milhões de famílias. Esta convocação, por sua vez, foi processada por meio de mensagens no aplicativo Bolsa Família, aplicativo Caixa Tem ou aplicativo Cadastro Único. O Ministério também enviará mensagens escritas no comprovante de pagamento para aqueles que receberem na agência bancária ou na Casa Lotérica.

O segundo passo diz respeito ao procedimento de recadastramento ou a atualização. Nesse sentido, se convocado, os beneficiários do Bolsa Família devem ficar atentos ao prazo e comparecer o quanto antes ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), ou ao local do seu município responsável pelo programa social. Além disso, é importante lembrar que é necessário reunir documentos de todos os membros do grupo familiar e apresentar durante uma entrevista.

O último passo é o mais simples. Feito todo o procedimento, basta seguir recebendo normalmente, desde que tudo esteja correto. Isso porque o foco do recadastramento é identificar e excluir os beneficiários que estão recebendo de maneira ilegal, ou seja, sem atender as regras do novo Bolsa Família.

Dados mais recentes apontam que cerca de 2,5 milhões de famílias apresentam irregularidades comprovadas. Estas, portanto, deixarão o programa a partir deste mês, seja por apresentarem renda acima do permitido ou por ter mentido no momento do cadastro para receber o benefício.

O Governo Federal já bloqueou 1,55 milhões de famílias, que nem chegarão a receber neste mês de março, e o restante será bloqueado em breve, após a atualização.

Saiba também: Presente do Caixa Tem para todos os brasileiros: valor EXTRAORDINÁRIO disponível

Pagamentos de março

A saber, os pagamentos de março do novo Bolsa Família devem começar a partir da próxima segunda-feira (20), seguindo até o dia 31.

Por outro lado, as famílias que correspondem a três grupos experimentados no dia 20, independentemente da data indicada no calendário, sendo:

  • o povo Yanomami, em Roraima;
  • as famílias atingidas pela estiagem, no Rio Grande do Sul (RS); e
  • as famílias do litoral de São Paulo foram atingidas pelas fortes chuvas.

As demais famílias do país continuam recebendo normalmente de acordo com o calendário oficial, que levam em consideração o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Veja:

  • Final 1: 20 de março;
  • Final 2: 21 de março;
  • Final 3: 22 de março;
  • Final 4: 23 de março;
  • Final 5: 24 de março;
  • Final 6: 27 de março;
  • Final 7: 28 de março;
  • Final 8: 29 de março;
  • Final 9: 30 de março;
  • Final 0: 31 de março.