O acúmulo de chuvas em Salvador gerou alerta máximo da Defesa Civil para as áreas com risco de desabamento e deslizamento de terra. Na manhã deste sábado (3), devido ao grande volume, que ultrapassou 100 mm, o órgão acionou a sirene de alerta para os moradores da comunidade de Mamede, no bairro de Alto da Terezinha, no Subúrbio da capital baiana.
“Defesa Civil: Atenção, comunidade de Mamede! A sirene será acionada. Dirija-se para local seguro. Emergência, disque 199. CODESAL”, informa o alerta do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).


A média de acumalado na capital baiana sem a atuação desse sistema atmosférico é de 60 a 70 mm, mas, nas últimas 24h, as três localidades com maiores acumulados ultrapassam essa média. O bairro que lidera a lista é Barro Duro (121,4 mm), Barra (79,8 mm), Palestina (72,2 mm). Dados atualizados às 8h.


Outros bairros que também registraram altos volumes foram Valéria (70,4 mm), Mirante de Periperi (69,8 mm), Cajazeiras XI (67,6 mm), Ilha de Bom Jesus dos Passos (66,4 mm).