Apenas quatro estados do Brasil não têm células do Comando Vermelho em penitenciárias; saiba quais

Apenas quatro estados do Brasil não possuem células da facção Comando Vermelho (CV) em penitenciárias. Conforme dados divulgados pelo g1, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio Grande do Norte e Distrito Federal são os únicos estados que, até então, não enfrentam esse problema.

Publicidade

Especialistas entrevistados pelo g1 apresentaram explicações que justificam a ausência de células do CV em presídios do Rio Grande do Sul. Um dos pontos apresentados é que, entre os anos de 1990 e 2000, no RS já havia a presença de organizações criminosas com controle estabelecido. O CV surgiu no fim da década de 1970.

“Esses grupos se organizaram antes da expansão nacional do Comando Vermelho e acabaram ocupando o espaço de poder criminal de forma autônoma”, explicou Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo, professor da Escola de Direito da PUCRS e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ao g1.

O juiz de Direito Sidinei Brzuska, também apresentou explicação técnica acerca do assunto.”Praticamente todas as prisões mais relevantes são dominadas. Pararam de disputar pontos de tráfico aqui [Porto Alegre] e foram dominar cidades que ainda não tinham crime organizado, ampliaram a base territorial. Não ficou vácuo de poder para gente de fora vir aqui ocupar”, disse em entrevista ao g1.

A alta quantidade de facções no Rio Grande do Sul também contribuiu para impedir o avanço do Comando Vermelho no estado gaúcho. “A multiplicidade de grupos locais cria um campo competitivo que torna difícil a hegemonia de uma organização nacional. Cada facção ocupa nichos específicos [bairros, presídios, municípios] e constrói redes próprias de proteção e financiamento”, declarou Azevedo.