Após uma espera de quase 40 dias, foi definida a data para o traslado do corpo do estudante Delcio João Lopes Fernandes, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), para seu país de origem: Guiné-Bissau.

Delcio faleceu em Salvador, no último dia 19 de junho, após mais de 40 dias internado em decorrência de uma hepatite. A família do estudante chegou a organizar uma vaquinha virtual com o objetivo de arrecadar R$ 50 mil para custear o transporte do corpo. Neste sábado (26), a Ufba confirmou que o traslado será realizado na próxima terça-feira (29).

Antes da viagem, uma cerimônia de despedida será realizada às 18h desta segunda-feira (28), na Faculdade de Direito da universidade baiana. O evento contará com a presença de amigos, colegas, membros da universidade e representantes da comunidade da Guiné-Bissau em Salvador.

Delcio cursava mestrado em Direito e alimentava o sonho de se tornar Ministro da Justiça em seu país. Durante sua permanência na capital baiana, recebeu apoio da Pastoral do Migrante, iniciativa da Arquidiocese de Salvador voltada ao acolhimento de migrantes e refugiados.

Em nota, a Ufba afirmou que “a solução para o processo de traslado é resultado dos esforços de todos os envolvidos — colegas e conterrâneos, a comunidade da Faculdade de Direito, unidades da Ufba e outras instituições —, o que permitirá levar o corpo do nosso aluno Delcio Fernandes com todos os cuidados necessários até sua família, em sua terra natal”.

Delcio foi lembrado por amigos como uma pessoa alegre e determinada, cuja maior ambição era contribuir com a justiça em seu país.