A cabeleireira Tânia Mara, de 55 anos, morreu nesta sexta-feira (17) após se engasgar com um pedaço de maçã em Aragarças (GO). A profissional era muito conhecida na região, que faz divisa com , localizada a 516 km de Cuiabá.
Conforme a Politec (Perícia Oficial de Identificação Técnica), a causa da morte foi asfixia, provocada pelo engasgo com a fruta. O falecimento gerou grande comoção nas redes sociais e em portais de notícias locais, refletindo o carinho da comunidade pela cabeleireira.
O corpo da empresária será velado na Câmara de Vereadores de Aragarças, onde amigos, familiares e clientes poderão prestar suas homenagens à profissional.
Como socorrer uma pessoa engasgada?
A tenente Pietra Zorzo, médica do , orienta a realizar uma ação simples, mas que pode ser essencial para salvar uma vida: é a manobra de Heimlich.
“Quando há a obstrução total das vias áreas, as pessoas não conseguem falar, nem respirar, então, somos acionados. Tem que cuidar para a pessoa não ficar nervosa”, orienta Zorzo.
A médica também explica o que costuma fazer com que a pessoa engasgue. “Geralmente, o engasgo acontece quando a pessoa está conversando, dando risada e ela não presta muito atenção no que está comendo. É aí que ela acaba não mastigando direito e aspirando. Ou seja, ao invés do alimento ir para o estômago, vai pra traqueia”.
Pode tomar água quando engasgar com algum alimento?
“Não! Estou tentando livrar minha via aérea, tentando respirar. A partir do momento que eu tomo água, eu posso piorar a situação. As pessoas tomam achando que a obstrução é a parte que vai para o estômago, mas não, é a parte que vai para o pulmão”.