Campeão brasileiro é preso por suspeita de furto milionário de energia

Leandro Zavodini, empresário e campeão brasileiro de pôquer de 41 anos de idade, foi preso pela Polícia Civil, na noite da última quarta-feira (26), na zona sul de São Paulo (SP), por suspeita de integrar um esquema de furto milionário de energia, sem valor revelado, em Mato Grosso (MT).

Publicidade

O campeão brasileiro foi detido no hotel WTC, localizado na avenida das Nações Unidas, enquanto participava de um campeonato nacional da modalidade, promovido pela Brazilian Series of Poker (BSOP), a principal série de eventos do jogo de cartas. Esquema pode ter gerado prejuízo milionário e durou um longo tempo.

Zavodini criou um esquema para burlar o consumo real de energia de empresas ligadas a ele, entre elas a Agrícola Maripá. De acordo com o Uol, a polícia afirmou que o grupo criminoso, liderado pelo empresário, conseguiu estruturar um sistema bem avançado de fraude de eletricidade no município de Lucas do Rio Verde (MT).

Além do suspeito, outras duas pessoas investigadas foram alvo de mandado de prisão preventiva. Um deles, supostamente, seria um engenheiro eletricista, responsável pela parte técnica das alterações ilegais. Um ex-funcionário terceirizado da concessionária Energisa, utilizada o acesso privilegiado para facilitar o furto.

Oito mandados de busca e apreensão também foram cumpridos em três unidades do grupo empresarial de Zavodini no Mato Grosso e nas residências dos investigados. A Polícia Civil não revelou a duração do crime e nem o valor exato.