Canetas emagrecedoras estão proibidas no Brasil; entenda o caso

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre canetas emagrecedoras proibidas no Brasil, como T.G. 5 e Lipoless, devido à falta de registro que atesta sua qualidade, eficácia e segurança.

Publicidade

Segundo o órgão, resoluções recentemente publicadas vetam especificamente a fabricação, distribuição, importação, comercialização, propaganda e uso dos produtos T.G. 5; Lipoless; Lipoless Eticos; Tirzazep Royal Pharmaceuticals e T.G. Indufar.

“As medidas foram motivadas pelo aumento das evidências de propaganda e comercialização irregulares, inclusive na internet, o que é proibido para medicamentos no Brasil. Dessa forma, as medidas foram editadas com o propósito de coibir o desvio de uso desses produtos, a fim de proteger a saúde da população”, afirma a agência.

A Anvisa ainda alerta que esses produtos não podem ser trazidos do exterior para o Brasil. Os medicamentos que não possuem registro no país só podem ser importados de forma excepcional e para uso exclusivamente pessoal mediante prescrição médica e cumprimento de requisitos específicos.

No entanto, quando os produtos são alvos de proibições, como os citados acima, não existe essa possibilidade.

“O uso de medicamentos não aprovados no Brasil dificulta a rastreabilidade em caso de eventos adversos à saúde e impossibilita a adoção de medidas regulatórias em relação aos produtos, caso necessário”, ressalta a Anvisa.