CAOS E DESCASO: Usuários denunciam atrasos, lotação e risco à vida em ônibus da Avanço na RMS

Usuários do transporte intermunicipal que utilizam os serviços da empresa Avanço relatam uma série de problemas que vêm se arrastando há anos — e que, segundo eles, estão se tornando cada vez mais graves. A situação afeta principalmente os passageiros que utilizam os trajetos entre Salvador e Camaçari, e os que embarcam no Terminal de Mussurunga.

Publicidade

De acordo com uma denúncia enviada ao Bahia Informa 24 Horas, o descaso com os horários e a má condição dos veículos têm colocado em risco a segurança e o bem-estar dos passageiros.

No Terminal Mussurunga, por exemplo, o veículo das 17h30 raramente sai no horário previsto. “Ontem, 28 de outubro, o carro estava parado no terminal e só saiu às 17h45. Isso acontece direto. O motorista encosta o veículo às 17h30, justamente na hora que deveria sair, sendo que ele já está no terminal desde 17h15”, relata um passageiro indignado.

Além dos constantes atrasos, os usuários também reclamam da falta de fiscalização e da inoperância do sindicato, que, segundo os passageiros, se comprometeu a acompanhar as irregularidades, mas até o momento nada foi resolvido.

Em Camaçari, o problema é ainda mais grave. Nesta terça-feira (29), o veículo das 06h30 saiu atrasado da rodoviária, o das 07h simplesmente não saiu, e o das 07h30 (número 9065, ex-CSN) seguiu viagem superlotado. Durante o trajeto, um dos pneus traseiros estourou ao entrar no distrito de Parafuso, causando pânico entre os passageiros.

“O motorista teve que retornar e esperar outro veículo, que só chegou por volta das 08h40. E ainda mandaram um carro menor (número 3000, ex-EMTU-São Paulo), que não comportava todos os passageiros. É revoltante, porque a empresa tem veículos grandes, mas pra Camaçari sempre colocam os piores”, desabafa o denunciante.

Os usuários cobram respostas urgentes das autoridades competentes e da empresa responsável, ressaltando que estão cansados do descaso e da falta de segurança.

Apesar das inúmeras reclamações e de uma reunião recente realizada na garagem da Expresso Vitória, que prometia melhorias, os passageiros afirmam que nada mudou. “Pelo que entendemos, a empresa vai continuar operando normalmente, mesmo com todos os problemas. Estamos à mercê da sorte”, conclui o relato.