Keber Herculano de Jesus, conhecido como “Charutinho” ou “Talibã”, foi morto a tiros na noite desta segunda-feira (14), logo após sair do presídio em Salvador. Ele estava dentro de um veículo quando foi alvejado por homens armados que ocupavam um carro modelo Corolla branco, segundo informações preliminares.
A execução ocorreu enquanto Charutinho seguia em direção à cidade de Feira de Santana. A guarnição da Polícia Militar foi acionada e confirmou o óbito no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) também foi acionado para realizar a perícia.
Charutinho era apontado como um dos criminosos mais procurados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Ele havia sido preso em uma operação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Federal no dia 20 de junho, em Feira de Santana. No momento da prisão, estava com uma pistola Glock G22, carregadores e uma caminhonete Hilux.
Ligado à facção Comando Vermelho, Charutinho era investigado por envolvimento no tráfico internacional de drogas, com atuação no Porto de Aratu. Fontes indicam que ele utilizava lanchas e navios cargueiros para transportar cocaína para a Europa. O criminoso também teria conexões com um ex-policial militar conhecido como Nepomuceno e com “Keu”, líder do tráfico na localidade de Tampão, em Santa Mônica.