Primeiramente, pimenta é o nome comum dado a várias plantas, onde seus frutos e condimentos possuem um sabor geralmente picante. Ou seja, é um fruto que tem um sabor picante/quente e propriedades amigas da saúde. Isto faz da pimenta um dos temperos favoritos em todo o mundo. Dito isso, hoje, 24 de janeiro, o Casa & Agro do Tecnonotícias ensinará a fazer pimenta em conserva.

A pimenta em grão ou inteira tem uma ampla aplicação na indústria da culinária. Todas elas geralmente são feitas de uma única fruta, porém, em diferentes etapas e com diferentes métodos de processamento. Ela floresce bem principalmente em climas quentes e úmidos. Dito isso, chegou a hora de aprender a fazer pimenta em conserva.

Como fazer pimenta em conserva

Primeiramente, escolha quais pimentas você quer utilizar, para esta receita use 500 gramas de pimenta a sua escolha, bem como você também precisará de vinagre branco e açúcar. Para obter menor ardência, remova as sementes. Assim como, para abrir o sabor das pimentas e garantir que elas amoleçam durante o processo de conserva, refogue-as antes.

Após refogar, despeje a mistura de 300 ml de vinagre com 6 colheres de açúcar sobre as pimentas. Por fim, coloque as pimentas refogadas com a mistura em um recipiente fechado e leve à geladeira. Quanto mais tempo você deixar em conserva na geladeira, mais macias elas ficarão. Embora seja possível, manter as pimentas cruas não é o mais indicado, elas ficarão muito enrugadas e o sabor será inferior.

Dicas de uso

Pimentas em conserva podem adicionar um sabor agridoce a muitos pratos de todo o mundo. Por isso, ela é utilizada em quase tudo. Desde a preparação de carnes, sucos e até nas deliciosas sobremesas. Entretanto, é preciso tomar um pouco de cuidado, caso você ainda seja inexperiente no uso deste condimento. Isso porque é fácil exagerar e causar incômodo no paladar de algumas pessoas