A chegada do primeiro navio de 366 metros da MSC no Porto de Salvador e no Nordeste, nesta quarta-feira (24), às 7h30, configura-se como um marco histórico para a navegação brasileira, pois esta também é a primeira vez que a embarcação opera no Brasil com carga máxima.

A operação faz parte da rota direta com a Ásia, serviço iniciado, este mês, e que terá saídas semanais, fortalecendo a relação não apenas com a China, mas também com todo o Extremo Oriente.

Com a chegada do navio MSC Orion, o Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Salvador se consolida como hub de longo curso na Região Nordeste. A embarcação vai operar com a capacidade máxima de 15 mil TEUs (contêiner padrão de 20 pés).

A secretária de Desenvolvimento Econômico de Salvador, Mila Paes disse, em entrevista ao BNews, que esta é uma data muito importante para a capital baiana. “A abertura dessa rota comercial e turística direto com a China, com um dos maiores navios do mundo, é superimportante para a atividade econômica da Cidade do Salvador e a chegada desse equipamento em Salvador abre um mundo de possibilidades, a conexão do Nordeste do Brasil com a China traz aí uma infinidade de oportunidades para a indústria, para a logística. Salvador passa a fazer parte de um corredor logístico superimportante e a gente pode, inclusive, começar a discutir com a Região Oeste o escoamento de produção agrícola pela cidade de Salvador”.

O diretor presidente da Companhia das Docas do estado da Bahia – Codeba, Antonio Gobbo afirma que esse é um grande passo para Salvador, para a Bahia.

BNews