Confusão! Policiais agridem e apontam armas para ambulantes em centro comercial; assista

Os agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Polícia Militar (PM) agrediram e apontaram armas para mulheres ambulantes no Brás, tradicional centro comercial em São Paulo, na manhã desta terça-feira (16).

Publicidade

Em vídeos que circulam nas redes sociais, registrados por testemunhas, exibem guardas civis cercando uma mulher que aparece imobilizada no chão. Em uma das cenas, um agente chuta um homem que tenta intervir na abordagem.

Outros trechos dos vídeos mostram policiais militares apreendendo um carrinho de compras carregado com roupas. Mulheres tentam impedir a ação, mas acabam sendo atingidas por golpes de cassetete. Em seguida, um PM saca uma arma longa e a aponta para o peito de uma mulher.

“Põe a mão!”, grita o policial repetidas vezes. No vídeo, é possível ouvir outras mulheres afirmando que ela estaria grávida. Outro policial militar também aparece apontando uma arma em direção às ambulantes.

A Prefeitura de São Paulo informou que a GCM realizava uma operação de combate ao comércio ilegal na região e que os agentes teriam agido em legítima defesa diante da reação das ambulantes. A administração municipal afirmou ainda que eventuais irregularidades na ação podem ser denunciadas aos órgãos responsáveis.