Uma corredora morreu após sofrer uma parada cardíaca na orla do Jardim de Alah, em Salvador, na manhã deste sábado. A atleta praticava exercícios físicos quando passou mal e caiu. Relatos iniciais enviados ao BNews indicam que pessoas que também treinavam no local, entre elas médicos, iniciaram imediatamente os primeiros atendimentos.
Populares acionaram a guarnição da Polícia Militar da Bahia, que realizava patrulhamento na região, para dar apoio à ocorrência. Segundo consta, ao constatar a demora no atendimento Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e, por causa da gravidade do quadro, os policiais decidiram ajudar no transporte da vítima.
A corredora foi colocada em um veículo e conduzida, com escolta da guarnição, até o Hospital da Bahia. Apesar dos esforços de quem prestou socorro ainda na orla e da equipe médica da unidade de saúde, ela não resistiu. A identidade da atleta não foi divulgada.
O BNews procurou a assessoria da Secretaria de Saúde de Salvador, que enviou nota sobre o assunto. Segundo a pasta, “o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado às 7h para atender uma ocorrência classificada como suspeita de parada cardiorrespiratória, encaminhando imediatamente duas ambulâncias para o local: uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA)”.
“Às 7h15, as equipes já estavam em deslocamento quando receberam contato de autoridades policiais informando que a vítima havia sido removida. Diante disso, e conforme protocolo, a solicitação foi encerrada e as unidades retornaram à base”, informou a secretaria.
“O SAMU/SMS reforça seu compromisso com a agilidade e a eficiência no atendimento às urgências, atuando sempre de acordo com os protocolos de segurança e assistência pré-hospitalar”, finaliza a nota.
A reportagem também buscou a assessoria da PM e aguarda posicionamento.



