Na tarde desta quinta-feira (8), o mundo católico voltou os olhos para o Vaticano, onde a tradicional fumaça branca anunciou a escolha do novo Papa. O cardeal Robert Francis Prévost foi eleito como sucessor de Pedro, assumindo a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana.
A escolha surpreendeu muitos fiéis e especialistas, marcando um novo capítulo na história do Vaticano. Nascido nos Estados Unidos e com larga atuação missionária na América Latina, Prévost é conhecido por seu perfil conciliador, sua dedicação pastoral e forte ligação com causas sociais.
A Praça São Pedro, em Roma, foi tomada por milhares de fiéis que aguardavam ansiosamente a decisão do Conclave. Ao surgir no balcão da Basílica de São Pedro, o novo Papa foi recebido com aplausos e emoção. Seu primeiro discurso, breve e simbólico, reforçou a importância da paz, da humildade e da união entre os povos.
Ainda nesta noite, o Papa Robert Francis I (como deverá ser chamado) deverá se reunir com autoridades do Vaticano e iniciar os preparativos para os primeiros compromissos oficiais do seu pontificado.
Mais informações em breve.
*Bahia Informa 24 Horas*
L