Donald Trump usou suas redes sociais nos últimos dias para anunciar uma alteração na receita tradicional da Coca-Cola, nos Estados Unidos. Segundo ele, a melhor opção seria substituir o xarope de milho por açúcar de cana.
“Tenho conversado com a Coca-Cola sobre o uso de açúcar de cana de verdade na Coca nos Estados Unidos, e eles concordaram em fazer isso”, escreveu Trump. “Gostaria de agradecer a todos aqueles em posição de autoridade na Coca-Cola.”, publicou.
Essa decisão do presidente dos EUA acontece como parte da campanha “Make America Healthy Again”, que quer dizer “Torne a América Saudável Novamente” em tradução livre, é realizada em parceria com o secretário de Saúde, Robert F. Kennedy Jr.
O xarope de milho é muito utilizado na indústria de alimentos, talvez por ser mais barato. No Brasil, México e Reino Unidos, a Coca-Cola já utiliza açúcar de cana ou beterraba para adoçar a bebida. Apesar da publicação do presidente, a companhia ainda não confirmou a mudança na receita.
Segundo o jornal O Globo, líderes da indústria do milho não concordaram com a decisão de alterar a composição. “Substituir o xarope de milho com alto teor de frutose por açúcar de cana custaria milhares de empregos americanos na fabricação de alimentos, reduziria a renda agrícola e aumentaria as importações de açúcar estrangeiro, tudo isso sem nenhum benefício nutricional”, rebateu John Bode, presidente da Associação de Refinadores de Milho.
Nutricionistas alertam que a quantidade ingerida desse tipo de açúcar, da cana, por ser prejudicial a saúde pública. “O problema não é o tipo de açúcar, mas a quantidade consumida”, afirmam especialistas.