O Disque Denúncia divulgou, neste domingo (8), um cartaz para auxiliar nas investigações de uma tentativa de homicídio contra um estudante de direito brutalmente espancado na saída de um bar na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, no último dia 23 de maio. Dois dos criminosos foram identificados como Jacobo Pareja Rodriguez, de 26 anos, e Felipe de Souza Monteiro, de 24.
Segundo as investigações, a vítima foi cercada por pelo menos nove pessoas e agredida com chutes e socos após um desentendimento iniciado dentro de uma casa noturna.
Um dos procurados pela polícia é Jacobo, filho de Alexander Pareja Garcia, um dos nomes mais influentes do antigo Cartel do Vale do Norte, sucessor do império de Pablo Escobar na Colômbia. O narcotraficante tem histórico ligado à lavagem de dinheiro e ao tráfico internacional de drogas.
Jacobo chegou a viver no Rio por uns anos, mas fugiu para o Paraguai após o crime. Já Felipe tem antecedentes por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo, e teria escapado para o Rio Grande do Sul. Ambos tiveram prisão preventiva decretada pela 4ª Vara Criminal da Capital e são considerados foragidos.
Outros envolvidos também já foram identificados e presos: Pedro Vasconcelos do Amaral Sodré, conhecido como “Rebordão”, apontado como o autor dos primeiros golpes; Luma Melo Rajão, de 20 anos, estudante de direito que se apresentou à polícia como “Maria Manicômio”; Artur Velloso Araújo, de 18; e o modelo Bruno Fernandes Moreira Krupp, de 29, que teria incentivado as agressões.