Os termômetros devem cair, especialmente no Sudeste, no Sul e no Centro-Oeste, depois de dias com temperaturas acima da média em boa parte do Brasil. Altos acumulados de chuva estão previstos para o fim de semana, com alertas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
De acordo com informações do portal UOL, o primeiro pulso de ar frio deve acontecer na terça-feira (27). Neste dia, o Sul deve enfrentar fortes chuvas, segundo a Climatempo. No dia seguinte, a massa avança pelo país e chega até o Mato Grosso do Sul, parte de São Paulo e do Mato Grosso. As temperaturas podem ficar abaixo dos 10ºC, situação incomum para a maioria das cidades do Centro-Oeste. Na capital paulista, o tempo permanecerá nublado e chuvoso.
O ar polar deve alcançar o Norte na próxima semana, quando Rondônia, Acre e Amazonas serão os estados mais atingidos pela queda de temperatura na quinta e na sexta que vem, conforme a previsão. Assim como no Centro-Oeste, estes estados do Norte podem experimentar temperaturas em torno dos 10ºC.
Já o Sul pode ter temperaturas negativas e neve. Áreas dos três estados da região poderão ficar abaixo de 0ºC. O frio, que já está se intensificando em algumas cidades, poderá ser ainda mais forte. Em Urubici (SC), por exemplo, há previsão de geada já para hoje, com mínima de 7ºC.
A Climatempo informa que as temperaturas negativas podem acontecer em municípios fora das regiões serranas. As geadas podem acontecer de forma ampla no Sul, podendo alcançar intensidade “moderada”. Este seria o primeiro episódio com potencial de danos à agricultura local em 2025.
Em diferentes faixas deve chover até 50 milímetros por dia,segundo alertas do Inmet. Há um “perigo potencial” até pelo menos a noite de hoje, com altos acumulados de chuva e riscos de pequenos alagamentos e deslizamentos.
Forte frente fria já tem data para chegar; veja a previsão
Publicidade



