O calendário de eventos que antecedem o Carnaval de Salvador apresentará uma novidade importante em 2026. A Prefeitura Municipal confirmou a inversão das datas do Fuzuê e do Furdunço, que tradicionalmente movimentam o Circuito Orlando Tapajós, no trecho entre Ondina e Barra. Com o ajuste, o Furdunço será realizado no sábado (7) enquanto o Fuzuê acontece no dia seguinte, domingo (8).
A decisão de alterar o cronograma foi para atender a uma solicitação direta dos foliões. Segundo o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, o público prefere aproveitar o evento de maior intensidade e duração no sábado.
A avaliação é que é mais adequado que o tipo de festa como o Furdunço, com atrações musicais que se apresentam em trios elétricos e se estendem até mais tarde na avenida, aconteça no sábado. O gestor explicou que essa configuração permite aos foliões mais tempo de descanso antes de encarar a rotina de trabalho na segunda-feira.
Já o Fuzuê, por possuir um caráter mais cultural e diurno, combina melhor com a atmosfera familiar característica das tardes de domingo. A programação da festa se caracteriza pela apresentação de grupos musicais de chão, com desfiles de fanfarras, bandas de sopro, percussão e blocos afro.
Atrações do Furdunço e Fuzuê em 2026
O Furdunço, agora fixado no sábado, terá apresentações de peso como as bandas BaianaSystem e Filhos de Jorge, que prometem arrastar grandes multidões com seus trios e pranchões.
No domingo, o Fuzuê terá seu encerramento comandado pelo grupo Mudei de Nome. A expectativa é que a relação completa de grupos e bandas que irão compor os dois dias de festa seja divulgada oficialmente pela Saltur na próxima semana.
A programação do pré-Carnaval no Circuito Orlando Tapajós vai além do final de semana. Na sequência, a capital baiana recebe, na segunda-feira (9), o ensaio “A Melhor Segunda-Feira do Mundo”, sob a liderança de Xanddy Harmonia. O aquecimento para a folia oficial continua na terça-feira (10) com o Pipoco, evento puxado por Léo Santana.



