O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou que o estado já tem mais dez operações contra facções criminosas, inclusive o Comando Vermelho (CV), planejadas e com autorização judicial. A informação foi revelada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Segundo Castro, as ações fazem parte da continuidade da política de enfrentamento ao crime organizado e devem ocorrer nas próximas semanas. “Temos mais dez operações agendadas”, disse o governador ao colunista.
De acordo com a publicação, uma das operações previstas deve ocorrer em dezembro, na região de Jacarepaguá, zona oeste da capital fluminense. Outra será voltada à retomada de territórios atualmente sob domínio de facções criminosas.
Além das grandes ofensivas, a polícia do Rio de Janeiro pretende realizar operações diárias na zona oeste e na Baixada Fluminense, com foco na remoção de barricadas instaladas por grupos criminosos nas entradas e vielas de diversas comunidades. Entre cinco e dez grupos de policiais devem ser designados para essa tarefa.
Operação Contenção
As novas ações acontecem poucos dias após a Operação Contenção, deflagrada no último 28 de outubro, nos complexos do Alemão e da Penha. Considerada a mais bem sucedida da história do país, a megaoperação deixou 121 mortos. Lamentavelmente, quatro policiais também morreram.
Durante a ação, as forças de segurança apreenderam 118 armas, incluindo 91 fuzis. O objetivo, segundo o governo fluminense, foi enfraquecer o Comando Vermelho, facção que atua em várias comunidades em todo país.



