Os rodoviários de Salvador decidiram, em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (15), aprovar o estado de greve. A medida foi tomada após mais de um mês de negociações frustradas com os empregadores, que, segundo o Sindicato da categoria, continuam apresentando propostas consideradas desrespeitosas e inaceitáveis.

Entre os pontos mais polêmicos apresentados pelos patrões estão a retirada dos domingos de folga e o retorno do banco de horas — proposta duramente criticada pelos trabalhadores, que classificam a medida como uma “catástrofe”. Além disso, até o momento, nenhuma oferta de reajuste salarial minimamente satisfatória foi apresentada.

Uma nova rodada de negociação está prevista para esta sexta-feira (16), no Ministério do Trabalho. Caso não haja avanço ou apresentação de uma proposta concreta que atenda às reivindicações, o Sindicato dos Rodoviários já sinalizou que uma paralisação geral do transporte público poderá ser deflagrada na próxima semana.