Uma iniciativa sustentável chamou atenção na Suécia: a urina coletado em banheiros químicos durante um festival de música foi utilizado como fertilizante para plantações de cevada, ingrediente essencial na fabricação de cerveja.
A iniciativa aconteceu na cidade de Uppsala, próxima a Estocolmo, na última semana. A empresa Sanitation360 liderou o projeto e coletou cerca de 20 mil litros de urina dos participantes do evento.
Como funciona?
No processo, a Sanitation360 instalou telas especiais nos banheiros químicos para coletar apenas urina durante o evento.
Os litros de urina coletados foram tratados em uma usina de processamento convertido em um pó rico em nutrientes. Em seguida, o material foi pulverizado sobre as plantações de cevada maltada na ilha de Gotland.
A iniciativa é uma aposta na sustentabilidade e no aproveitamento de recursos naturais, e não é exatamente uma novidade, sendo aplicada para o cultivo de diferentes vegetais na Suécia. “Vários alimentos já estão crescendo na Suécia com a contribuição, digamos, inusitada, de milhares de suecos e estrangeiros que participam de festivais no país”, explicou a companhia em nota.