A repórter australiana Lauren Tomasi, da emissora Nine News, foi atingida por uma bala de borracha disparada por um policial de Los Angeles, nos Estados Unidos, enquanto cobria um protesto no último domingo (8). A manifestação reunia críticos das políticas do então presidente Donald Trump em relação à imigração, marcadas por prisões e deportações em massa.
Imagens divulgadas pelo Daily Mail mostram o momento em que Tomasi relatava a movimentação das forças de segurança. “Os policiais estão avançando a cavalo e disparando balas de borracha contra os manifestantes”, afirmou, acrescentando que estavam “os levando ao coração de Los Angeles”.
Logo após a declaração, um disparo é ouvido. Em seguida, o cinegrafista registra a cavalaria se aproximando e um policial aponta a arma em direção à jornalista, disparando. Tomasi grita ao ser atingida, aparentemente na perna. Veja o vídeo:
Testemunhas reagem ao ataque: “Você acertou uma repórter!”, grita uma pessoa. Outra pergunta: “Você está bem?”. Em estado de choque, a repórter responde que sim e se afasta da cena.
A Nine News confirmou o incidente e informou que Lauren Tomasi ficou “dolorida, mas saiu ilesa” após o disparo a curta distância. Em comunicado, a jornalista afirmou: “Estou bem. Meu cinegrafista Jimmy e eu estamos bem”.