O líder do Comando Vermelho (CV) preso neste sábado (19), durante cumprimento da Operação Regresso, na cidade de Eunápolis, no sul da Bahia, possui uma extensa ficha criminal. O criminoso foi identificado como Wanderson Oliveira dos Santos, conhecido pelo vulgo de “Chupetinha”.

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) informou que o indivíduo costumava se exibir armado nas redes sociais. Ele possui envolvimento direto com mortes violentas, tráficos de drogas e armas, lavagem de dinheiro e corrupção de menores na cidade de Eunápolis.

De acordo com a Polícia Civil, Chupetinha participou de um ataque contra uma viatura da Polícia Militar (PM-BA), ocorrida em abril deste ano, na mesma cidade. Na ocasião, um policial ficou ferido na região da perna e precisou ser socorrido para um hospital da cidade, mas sobreviveu.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) informou também que o traficante está envolvido no atentado contra o diretor do Conjunto Penal de Eunápolis, Jorge Magno Alves, em ocorrido em 20 de maio deste ano, nas proximidades da unidade prisional.

Ainda segundo o MP, o veículo que era utilizado pelo gestor foi alvejado por disparos de fuzil, e o motorista do presídio, funcionário terceirizado da empresa cogestora, foi atingido e socorrido após o ataque.

Wanderson Oliveira dos Santos é condenado e investigado por diversos crimes graves, como homicídio qualificado, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e restrito e integração a organização criminosa.

A Operação Regresso teve como foco a localização e prisão do suspeito, cuja atuação criminosa representa grave ameaça à segurança pública na região. As investigações continuam, com o objetivo de identificar todos os envolvidos nas ações criminosas atribuídas a Wanderson e ao grupo do qual faz parte.