Um homem de 26 anos que estava foragido há mais de um ano como sendo uma das lideranças do tráfico de drogas da região do Vale do São Francisco, no norte da Bahia, foi preso nesta segunda-feira (7) no Rio de Janeiro.
A prisão ocorreu por conta de uma operação integrada das Polícias Civis da Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, que deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva expedido pela Vara do Júri de Petrolina (PE).
O foragido já havia sido preso anteriormente por homicídio e porte ilegal de arma de fogo. De acordo com a polícia civil, as investigações apontam que ele possui envolvimento em ao menos dez assassinatos, além de manter vínculo com uma organização criminosa de atuação interestadual ligada ao tráfico de drogas.
Ainda segundo a polícia, ele fugiu da região do Vale do São Francisco e passou um período escondido em Salvador, mudando de cidade para dificultar sua localização, até se estabelecer no Rio de Janeiro. Ele foi localizado após articulação entre o Núcleo de Inteligência da 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (17ª Coorpin/Juazeiro), a 7ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/DENARC) e a Coordenação de Operações de Polícia Judiciária (COPJ), com apoio das Polícias Civis de Pernambuco e do Rio de Janeiro.
Para o delegado Thiago Pessoa, titular da DTE de Juazeiro, a prisão representa o resultado de um trabalho conjunto que envolveu setores estratégicos de diferentes estados. “Estamos diante de um indivíduo de altíssima periculosidade, envolvido em diversos homicídios e com atuação ligada ao tráfico de drogas em dois estados. Ele vinha sendo monitorado há mais de um ano, e só conseguimos localizá-lo graças à atuação coordenada das equipes de inteligência e investigação”, explicou.
Pessoa pontuou ainda o papel essencial das parcerias interestaduais. “A colaboração com as Polícias Civis de outros estados foi determinante. Não apenas acelerou a resposta investigativa, como possibilitou uma operação precisa e segura. Casos como esse demonstram a força das redes integradas de investigação no combate à criminalidade organizada”, acrescentou.
O preso foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça. As investigações prosseguem para aprofundar os vínculos do investigado com outros crimes violentos registrados na região.