Durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o “Conselhão”, o presidente Lula (PT) criticou uma notícia publicada pelo portal UOL que vinculou a desvalorização do real em relação ao dólar a uma entrevista do presidente Lula (PT) ao próprio jornal.
“Após falas de Lula ao Uol, dólar termina o dia em alta de 1,2%, a R$ 5,5188”, dizia a manchete.
Em resposta, o presidente afirmou na última quinta-feira (27) que os jornalistas responsáveis pela chamada são “cretinos” por desconsiderar que a desvalorização aconteceu antes da entrevista com jornalistas.
“Quando eu terminei a entrevista [no Uol], a manchete de alguns comentaristas era de que o dólar subiu pela entrevista do Lula. Os cretinos não perceberam que o dólar tinha subido 15 minutos antes de eu dar entrevista. 15 minutos antes. Então, esse mundo perverso, das pessoas colocarem para fora o que querem, sem medir a responsabilidade do que vai acontecer, é muito ruim”, afirmou.
“Eu queria dizer Haddad, quem tiver apostando em derivativo vai perder dinheiro neste país. As pessoas não podem ficar apostando no fortalecimento do dólar e no enfraquecimento do real”, concluiu o presidente, em referência a uma prática de enriquecimento usada por operadores do mercado financeiro.
Com a mudança no corte de juros nos Estados Unidos, a constante postergação de afrouxamento monetário tem contribuído para o aumento da escalada do dólar.