O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou a primeira imagem de Nicolás Maduro preso. O chefe de Estado venezuelano foi capturado na madrugada deste sábado (3), durante um ataque aéreo norte-americano ao país.
O republicano postou o registro na rede social Truth Social. “Nicolás Maduro a bordo do USS Iwo Jima”, escreveu na publicação. Maduro aparece vestindo moletons, com os olhos vendados e os pulsos algemados, enquanto segura uma garrafa de água.
O ataque promovido pelos EUA à Venezuela terminou também na captura da esposa do ditador, Cilia Flores. O bombardeio aéreo foi realizado em pontos de Caracas, capital do país, e também nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira, a partir das 2h (6h de Brasília). O Fuerte Tiuna, o maior complexo militar do país e sede do Ministério da Defesa, foi visto em chamas após os ataques.
A captura do casal também foi confirmada por Trump nas primeiras horas do dia, na Truth Social. “Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque de grande escala contra a Venezuela e seu líder, o presidente Nicolás Maduro, que foi capturado, juntamente com sua esposa, e retirado do país por via aérea. Essa operação foi realizada em conjunto com forças de aplicação da lei dos Estados Unidos”.
Por sua vez, o governo venezuelano confirmou que houve registros de explosões e incidentes em diferentes regiões do país e decretou medidas de segurança para mobilizar as forças de defesa, destacando a necessidade de proteger a população diante da situação de tensão. Até o momento, não há informações detalhadas sobre vítimas ou danos materiais.
Especialistas em relações internacionais apontam que os acontecimentos reforçam a complexidade das relações entre Estados Unidos e Venezuela, com possíveis impactos na diplomacia, economia e segurança da região. O cenário continua sendo monitorado por órgãos internacionais e veículos de imprensa ao redor do mundo.




