As chuvas que atingem Salvador devem persistir ao longo da semana e a predominância do temporal deve aumentar ao longo do dia. De acordo com a Defesa Civil de Salvador, imagens de satélite mostram uma grande quantidade de nebulosidade se deslocando em direção à capital baiana, o que aumenta as chances de um dilúvio nas próximas horas.

Dados do sistema Plúvio do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), aponta que já foram registradas precipitações fracas, com intensidade moderada em alguns pontos da capital nesta segunda-feira (5).

Um alerta nacional do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) aponta a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na Região Geográfica Intermediária de Salvador, se estendendo a Maceió e Arapiraca, ambas do estado de Alagoas. Há previsão de chuva, com possibilidade de pancadas de intensidade moderada a forte.

Assim, não se descarta a possibilidade de ocorrência de alagamentos urbanos em áreas com drenagem deficiente, enxurradas e inundações de córregos. Também é possível ocorrer o registro de deslizamentos de terra pontuais e esparsos em encostas suscetíveis e quedas de barreiras ao longo de estradas e rodovias.

Desde o último final de semana, a capital baiana viveu dias de chuva devido a atuação de um cavado, a circulação marítima e uma frente fria já afastada, no oceano.