Odontomóveis prestam assistência a quatro localidades de Salvador

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) intensificou o acesso a serviços odontológicos através de quatro odontomóveis (consultórios itinerantes) em Salvador.

Publicidade

Os consultórios itinerantes estão prestando serviços ao longo desta semana nas localidades de Parque São Cristóvão, Alto de Coutos, Pirajá e Uruguai, das 8h às 15h. Para ter acesso ao serviço, basta apresentar o Cartão SUS de Salvador e documento original com foto.

Nos odontomóveis é possível conseguir avaliações bucais com dentistas, restaurações, limpezas, aplicação tópica de flúor e possíveis exodontias (extrações), dentre outros serviços. Além do acolhimento in loco, os profissionais podem realizar os encaminhamentos para procedimentos de média complexidade nos Centros Especializados Odontológicos (CEOs).

A coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Mylena Leal, destaca que o incremento de três odontomóveis este ano e a utilização dos consultórios portáteis reforçaram o quadro de assistência odontológica na capital baiana. “Hoje, são quatro equipamentos itinerantes chegando nas comunidades para estimular os cuidados com a boca. Criar o hábito de tratar da saúde bucal de forma precoce previne e garante um futuro com menos agravos”

Além dos odontomóveis, a rede municipal de Saúde presta atendimentos odontológicos eletivos em 160 postos de saúde e seis CEOs. Na Unidade de Atendimento Odontológico (UAO) Dique, o funcionamento é em regime de emergência 24h.

A implementação dos consultórios odontológicos portáteis também intensificou o acesso a qualidade do tratamento de saúde bucal na rede pública. A SMS utiliza os equipamentos em ações extramuros, como em escolas ou módulos de saúde. Atualmente, o município conta com 200 consultórios portáteis.

Programação:

– Parque São Cristóvão (até 27 de julho): Campo do Corte – Travessa Alto de Santa Bárbara, 33, Parque São Cristóvão;

– Ame Pirajá (fixo): Estrada Campinas de Pirajá, 1051A, Marechal Rondon;

– Alto de Coutos (até 27 de julho): Rua do Congo, 4;

– Uruguai (até 3 de agosto): Rua Luiz Regis Pacheco, na Paróquia Nossa Senhora dos Alagados.

Jornal Correio da Bahia