Nesta sexta-feira (4), algumas linhas de ônibus deixaram de circular em três bairros da capital baiana: Rio Sena, Vila Verde e Barro Duro. A suspensão do serviço ocorreu após episódios de tiroteios, mortes e tensão entre forças de segurança e grupos armados.
No bairro de Rio Sena, no Subúrbio Ferroviário, cinco pessoas morreram durante um confronto entre criminosos e policiais militares na última quinta-feira (3). A Polícia Militar reforçou o patrulhamento desde as primeiras horas da manhã desta sexta. Viaturas da 18ª Companhia Independente da PM (CIPM) foram posicionadas em pontos estratégicos da região para evitar novas ocorrências e garantir a segurança da população.
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), os coletivos que atendem a região estão sendo desviados para o Terminal da Teresinha. As linhas afetadas incluem:
1628 Rio Sena x Lapa
0237 Terezinha/Rio Sena x Ribeira
1655 Terezinha/Rio Sena x Estação Pirajá
1674.02 Terezinha/Rio Sena x BRT Hiper
Já em Vila Verde, um intenso tiroteio foi registrado também na quinta-feira (3). Policiais da 49ª CIPM foram acionados e, durante a troca de tiros, um suspeito foi atingido e morreu. A tensão gerada na comunidade motivou a paralisação temporária do transporte público na região, como medida de segurança.
No Barro Duro, a população local fou surpreendida com a execução de um morador, identificado como Lúcio Flávio Ribeiro dos Santos, que segundo informações obtidas pelo BNEWS, não tinha envolvimento com atividades criminosas.
A morte aconteceu dois dias após a morte de Idivaldo Souza Santos, conhecido como “Coroa do Iraque”, chefe do tráfico de drogas na localidade conhecida como “Iraque”. Ele foi morto em confronto com a PM na noite de terça-feira (1º). Apontado como fornecedor de armas, Idivaldo era considerado peça-chave na disputa por territórios entre facções criminosas na Bahia.
Até o momento, não há previsão para a normalização do serviço de ônibus nas áreas afetadas. A Prefeitura de Salvador, através da Semob, informou que monitora a situação em parceria com as forças de segurança. A Polícia Militar também reforçou a segurança nas regiões.