A Polícia Federal (PF) deflagrou a quinta fase da operação Overclean, nesta quinta-feira (17). Durante busca e apreensão na casa de Francisco Nascimento, vereador de Campo Formoso e primo de Elmar Nascimento (União-BA), a PF encontrou maços de dinheiro escondidos em um sapato.

Em uma outra fase da operação no ano passado, Francisco jogou R$ 220 mil em dinheiro pela janela em um sacola antes de ser preso. Francisquinho, como é conhecido, é suspeito de participação em fraude a licitações em Campo Formoso, onde foi secretário-executivo até o final do ano passado.

Mensagens obtidas pela PF revelam articulações de Francisco com integrantes da Allpha Pavimentações, empresa dos irmãos Fábio e Alex Parente, para que eles ganhassem uma licitação de um convênio com a Codevasf, estatal do governo federal. “Eu tirei uma [proposta de concorrentes] e o pregoeiro outra”, disse Francisco a Alex Parente em uma das conversas interceptadas.

O pregoeiro das licitações em que a Allpha foi vencedora, Márcio Freitas dos Santos, também é alvo de busca e apreensão. A Allpha recebeu R$ 56,9 milhões da prefeitura em 2023, recursos de emendas do deputado Elmar Nascimento.