Um trabalhador que atuava em uma obra do Colégio da Polícia Militar da Bahia, em Ilhéus, no sul da Bahia, morreu após cair de uma altura de oito metros e outro ficou gravemente ferido.
O acidente aconteceu no sábado (6) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou inquérito para apurar a situação. O Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros foram acionados para atender a ocorrência, mas uma das vítimas não resistiu aos ferimentos.
Os trabalhadores estavam uma plataforma que cedeu, e quando caíram ficaram presos nas ferragens do edifício em construção. De acordo com o MPT, a obra é ligada ao Colégio da Polícia Militar e está sendo realizada pela empresa BMV construções e incorporações.
Ainda segundo o MPT, na segunda-feira (9) outros profissionais da construção se recusaram a trabalhar como forma de protesto.
A abertura de inquérito por parte do MPT tem como objetivo apurar as responsabilidades pelo acidente e verificar se as normas de segurança do trabalho foram seguidas pelo empregador, tanto com a oferta de equipamentos de proteção individual quanto de treinamento de protocolos de atividade de risco. Também é prioridade garantir que medidas preventivas sejam adotadas para evitar que outros trabalhadores sejam vítimas de acidentes semelhantes.
A investigação do MPT conta com a contribuição da Polícia Civil, além de serem solicitadas informações à Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), órgão responsável pela fiscalização das condições de trabalho e do cumprimento das normas de saúde e segurança.
Por meio de nota, as empresas RDA Montagem LTDA e BMV Construções e Incorporações LTDA, responsáveis pela obra, informaram que foram tomadas todas as medidas emergenciais e legais.
Confira a nota na íntegra:
“A empresa BMV Construções e Incorporações LTDA informa que, no dia 6 de dezembro de 2025, ocorreu um acidente na obra do colégio militar na cidade em Ilhéus, na frente de serviços da terceirizada RDA Montagens LTDA, que resultou em uma fatalidade.
Foram adotadas todas as medidas emergenciais e legais.
As empresas expressam profundo pesar pelo infortúnio ocorrido e se solidariza com a família, colegas e todos os envolvidos. Trata-se de um momento de extrema tristeza, e toda a assistência necessária aos familiares está sendoprestada com respeito, humanidade e responsabilidade institucional.
As causas estão sob apuração da perícia oficial, com acompanhamento de equipes técnicas independentes. Até o momento, não há conclusão sobre a dinâmica do evento, sendo necessário aguardar a finalização dos laudos.
As empresas realizam gestão de segurança com procedimentos operacionais bem definidos, treinamentos contínuos e estrito cumprimento das normas aplicáveis.
A RDA e BMV reforçam seu compromisso com a segurança, com a transparência e com a colaboração plena com as autoridades competentes”.



