Uma nova frente fria pode atingir Salvador com ventos fortes, queda de temperatura e chuvas intensas, de acordo com a previsão do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil.

As chuvas registradas neste início de maio já superaram a média climatológica do mês, que é de 302,2 mm, devido a influência de uma frente fria. A região do Barro Duro registrou os maiores acumulados: 392,6 mm até o momento.

Os locais em que mais choveu neste mês foram: Barro Duro – Fundac 392,6 mm; Ilha de Bom Jesus dos Passos – EM Bom Jesus 326,6 mm; Periperi 297,4mm; Nova Constituinte 268,8 mm; Mirante de Periperi 267,6 mm e Águas Claras – Codesal 267,4 mm.

Para este sábado (10), segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o tempo segue com predomínio de sol em praticamente todo estado. Já no litoral, a previsão é de variação de nebulosidade e possibilidade de chuvas isoladas.  Em Salvador, região metropolitana e Recôncavo a previsão é de chuvas isoladas principalmente nas primeiras horas da manhã. Mas em seguida o sol prevalecerá.

Já no domingo (11), as chuvas diminuem sobre o Litoral, e a previsão é de predomínio de sol em todo estado. Em Salvador, região metropolitana e Recôncavo, o tempo segue com variação de nebulosidade e com o sol prevalecendo no decorrer do período.

Semana chuvosa

Até quinta-feira (8), 110 cidades baianas estavam com alerta meteorológico amarelo emitido pelo Inmet, o que significa perigo potencial referente ao acumulado de chuva. Nas cidades citadas no alerta, a previsão era de chuva de até 50 mm em 24h.

Segundo o Cemadec, a previsão é que uma nova frente fria chegue na capital baiana entre terça-feira (13) e quinta-feira (15).