Como parte de uma resposta ao aumento da violência e da presença de facções criminosas, a Polícia Militar da Bahia brotou na Engomadeira e em Tancredo Neves, bairros de Salvador que foram alvo de ataques recentes. O Grupamento Aéreo (Graer) entrou em cena com duas operações para dar suporte nas ações.
A primeira ação, batizada de Operação Alatus, começou por volta das 15h30 na Engomadeira. De cima, o helicóptero do Graer serviu como base de observação e apoio bélico para policiais em solo, que faziam incursões pelas ruas e becos da área.
A região tem vivido momentos de tensão. No último dia 5 de julho, a apóstola Carine Carvalho foi baleada na cabeça quando deixava uma amiga em casa após um evento religioso. Ela tava dentro do carro com o marido, que é pastor. Já no dia 14, Jean Fiúza, delegado da unidade de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), foi atingido com um tiro no braço durante uma ação criminosa atribuída a membros do Comando Vermelho (CV), que atuam fortemente no bairro.
Ainda no domingo, o Graer seguiu para Tancredo Neves, onde realizou a Operação Dominus Areae. Lá, o patrulhamento foi reforçado com incursões simultâneas em pontos críticos.
Apesar da movimentação, segundo a PM, não houve registro de confronto ou prisão nas duas operações.