Estudantes do Colégio Militar Euclides Bezerra Gerais, localizado em Paranã, no Tocantins, viralizaram nas redes sociais após um vídeo mostrar a turma cantando versos de incitação à violência durante uma atividade extracurricular na última quinta-feira (21).
O exercício, chamado “corridão”, foi realizado em parceria com a força tática da Polícia Militar e fazia parte da operação Hagnos, voltada para combater a violência contra crianças e adolescentes no estado.
Nas imagens compartilhadas, alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental marcham pelas ruas da cidade, conduzidos por um policial. Durante a marcha, eles entoam versos agressivos, como: “Tu vai lembrar de mim / Sou taticano maldito / E vou pegar você / E se eu não te matar / Eu vou te prender / Vou invadir sua mente / Não vou deixar tu dormir.”
As letras fazem referência a ações policiais de forma ameaçadora, o que gerou críticas entre os pais dos alunos.
“No mundo que nós estamos vivendo hoje, já oferece coisas de violência. De maldade. Então, quando a gente leva os filhos da gente para a escola acredita que vai ter coisas boas, educação boa, disciplina boa. Eu não concordei com o ato da música, a letra da música”, comentou a mãe de um dos estudantes em entrevista ao g1.
Autoridades repudiam o ocorrido
Em resposta, o governo de Tocantins repudiou o ocorrido, afirmando que a atividade estava “em total desacordo com os valores de respeito e cidadania que devem ser cultivados no ambiente escolar”. O governo também destacou que o episódio foi isolado e não reflete a prática das escolas cívico-militares do estado.
Como medida, o diretor da escola foi afastado de suas funções, e uma comissão foi formada pela Secretaria Estadual de Educação para investigar o caso.
Uma decisão publicada no Diário Oficial do Estado na sexta-feira (22) também determinou o afastamento imediato dos policiais que participaram da ação.
A Polícia Militar da região, por sua vez, esclareceu que serão adotadas as medidas disciplinares cabíveis, de acordo com os procedimentos legais.
Polêmica! Alunos de Colégio Militar viralizam ao cantar versos violentos; assista
Publicidade