O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), revelou detalhes sobre a reunião com o ministro das Cidades, Jader Filho, ocorrida na última segunda-feira (15), com o objetivo de debater sobre a proposta de criação de um subsídio do governo federal para o transporte público no país.
Em conversa, na manhã desta terça-feira (16), Bruno explicou ao Bnews a possibilidade de um “cartão cidadão” para o transporte público, destinado a pessoas sem renda ou com renda baixa.
“Ontem nós começamos a afunilar uma proposta que o ministro das Cidades vai defender junto ao governo da modalidade de subsídio público. Passará pela criação de um cartão cidadão onde a ideia é contemplar pessoas sem renda ou de baixa renda pra que possam utiliza transporte público. O governo já havia apresentado semana passada a ideia, a gente tinha apresentado uma série de sugestões. Ontem o projeto final foi apresentado aos prefeitos. A ideia é que esse projeto possa viabilizar R$ 3 bilhões para o transporte público no Brasil, em especial para as capitais, para as cidades da região metropolitana e para cidades que tem o sistema de transporte público regular constituído”, declarou o prefeito.
Na segunda-feira (15), Bruno Reis se reuniu, em Brasília, com o ministro das Cidades e prefeitos de outras capitais do Brasil. “Estamos elaborando uma minuta do que seria o marco regulatório do transporte publico no Brasil. A partir daí selecionaremos as demandas”, completou.
Participaram do encontro prefeitos de outras capitais brasileiras, que também enfrentam consequências da crise no sistema de transporte. O subsídio é um dos pontos principais desta agenda.