A vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) esteve na sede da Defesa Civil de Salvador (Codesal), nesta sexta-feira (2), para acompanhar de perto o monitoramento das chuvas intensas que atingem Salvador. Em função de uma frente fria sobre a capital, foram registrados acumulados superiores a 100 mm de chuva nas últimas 24 horas, com rajadas de vento de até 60,5 km/h.
As regiões mais afetadas foram Barro Duro – Fundac (118 mm), Praia do Flamengo (91,6 mm), Periperi (91 mm) e Ilha de Bom Jesus dos Passos (88,6 mm). Ao lado do diretor-geral Sosthenes Macêdo e demais gestores municipais, Ana Paula reforçou o compromisso da gestão com a prevenção e a proteção da vida da população, sobretudo em períodos de risco elevado.
“Estamos em nível de atenção, com todas as equipes da Defesa Civil mobilizadas e atuando 24 horas por dia para responder com agilidade e preservar vidas. A prioridade da nossa gestão é garantir a segurança da população, especialmente das pessoas que vivem em áreas de risco”, destacou Ana Paula.
Em 24 horas, a Defesa Civil de Salvador recebeu 100 solicitações, sendo que as principais foram 34 para ameaças de deslizamento, 19 para ameaças de desabamento e 12 para deslizamento de terra.
A previsão até este sábado (3) é de céu nublado a parcialmente nublado com chances de até 90% de chuvas moderadas, por vezes fortes, a qualquer hora do dia. No domingo (4), o céu deve ficar parcialmente nublado com chances de até 40% de chuvas fracas a moderadas, a qualquer hora do dia.
A prioridade da Defesa Civil é clara é preservar vidas. Com investimentos em tecnologia e estrutura, como o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec) e o Centro de Pesquisas da Defesa Civil (Cepdec), Salvador tem conseguido enfrentar eventos climáticos com mais preparo e eficiência. Hoje podemos afirmar que Salvador está mais preparada para enfrentar os imprevistos climáticos”, reforçou Sosthenes Macêdo.