Esfriou e os soteropolitanos têm se perguntado se estão mesmo em Salvador, ou se foram parar nos Alpes Suíços. Na última semana, a capital registrou a temperatura mais baixa do ano até agora: 18,9 °C, na região do Barro Duro, segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal).

Mas a tendência é esfriar ainda mais. De acordo com dados do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Salvador pode chegar a 17,5 ºC até o fim do inverno — a temperatura mais baixa desde 2014, quando a cidade marcou 17,7°C em junho, segundo o Climatempo.

Com esse gelo todo, o baiano é obrigado a resgatar aquele casaco velho do guarda-roupa, e ainda lidar com as chuvas.

A previsão para este fim de semana, segundo o Climatempo, indica que no sábado o tempo será de sol com muitas nuvens ao longo do dia, períodos de céu nublado e noite com muitas nuvens, além de 64% de chance de chuva.

Já no domingo, a previsão é de sol com algumas nuvens, com chuva rápida durante o dia e à noite, e uma probabilidade de 80% de precipitação.

Até a Prefeitura entrou na brincadeira: “quem tem seu love, que agarre e se esquente”. Segundo os dados mais recentes da Defesa Civil, a estação meteorológica da Base Naval de Aratu, localizada em São Tomé de Paripe e monitorada pelo Inema, registrou 19,4 ºC no domingo (13), a segunda temperatura mais baixa do ano em Salvador.

Já a estação do bairro de Valéria, monitorada pela Codesal, marcou 19,7 ºC na segunda-feira (14), ficando em terceiro lugar no ranking do frio.