Um traficante do Complexo da Serrinha, em Madureira, no Rio de Janeiro, usou as redes sociais para ameaçar moradores e comparsas que pintarem o cabelo de vermelho. De acordo com a polícia, ele é um dos líderes do tráfico e possui ligação com a facção Terceiro Comando Puro (TCP), uma das rivais do Comando Vermelho (CV).

No comunicado, Diego, conhecido como Zeca Urubu, avisa que, se alguém entrar no bailão da Serra de cabelo vermelho, vai ganhar “porradão”.


“Hoje, bailão na Serra. Se brotar de cabelo vermelho, ganha só porradão. Que doideira é essa? Complexo da Serrinha é TCP”, escreveu o criminoso.


Terceiro Comando Puro

A facção TPC é uma das principais em atuação no Rio de Janeiro e rival do CV. O grupo criminoso surgiu em 2002, após uma revolta no presídio Bangu 1 que resultou na morte dos líderes do extinto Terceiro Comando.

A facção é intolerante a religões de matriz africana e utilzia discurso religoso/evangélico para ditar a comunidade. Além disso, o grupo utiliza a bandeira de Israel como um de seus símbolos.


Criminosos como Menor P, Peixe, Peixão, Coronel, Bill e TH dividem a liderança do TCP.

Na Bahia, a facção é aliada ao Bonde do Maluco (BDM), uma das mais imponentes do estado.