SE USAR MORRE: Facção proíbe roupas da Adidas em Salvador

A guerra entre facções criminosas em Salvador chegou até às roupas. No Nordeste de Amaralina, por exemplo, usar peças da marca Adidas pode significar pena de morte. A informação foi confirmada por um policial militar durante entrevista ao programa Alô Juca.

Publicidade

Segundo o PM, traficantes ligados ao Comando Vermelho (CV) consideram que as três listras da Adidas representam o Bonde de Maluco (BDM), facção rival. Por isso, quem é visto usando a marca em áreas dominadas pelo CV é ameaçado de morte e, em alguns casos, executado.

“Não é boato. No Nordeste de Amaralina, se uma pessoa aparecer de Adidas, a ordem dos traficantes é matar. É um absurdo que uma marca esportiva vire motivo de guerra”, disse o policial.

A situação evidencia o nível de controle que o crime organizado exerce sobre comunidades em Salvador e Região Metropolitana. Nos últimos anos, símbolos antes inofensivos, como personagens infantis e marcas de roupas, têm sido ressignificados como códigos de facções, tornando-se um risco para a população.

Moradores relatam viver com medo até mesmo na hora de escolher o que vestir. “A gente precisa pensar duas vezes antes de sair de casa. Não é só moda, é questão de vida ou morte”, disse um jovem que pediu para não ser identificado.