Um soldado expulso da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) foi flagrado agredindo um porteiro, no último sábado (19), dentro do condomínio Valle Ville — considerado de alto padrão — que fica no bairro do Acupe de Brotas, em Salvador. O BNews obteve acesso às imagens das câmeras de segurança que registraram o momento da agressão.
O morador, identificado como Eric José Silva Martins, foi expulso da corporação em 2022 acusado de deserção — crime caracterizado pela ausência injustificada de um policial militar do local de serviço por mais de oito dias, com pena de detenção de seis meses a dois anos. Na época, conforme apuração do BNews, Eric recorreu na Justiça, mas teve seu recurso indeferido.
Nas imagens é possível ver o momento em que ele agride o porteiro do condomínio, Levinton Freitas, com socos e chega até a enforcá-lo. Levinton conversou com exclusividade com a nossa reportagem. De acordo com ele, o ex-policial teria o agredido após um incidente envolvendo a sua esposa e seu cachorro.
Quando eu cheguei para trabalhar, a mulher desse cidadão estava na portaria com o filho dela e o cachorro, entendeu? Só que eu recuei duas vezes para não assanhar o cachorro e ele me morder. Quando ela segurou o cachorro, tomou da mão do filho dela, eu peguei e entrei na portaria e não disse à dela. Aí, troquei minha roupa, quando eu entrei para a portaria, ele [Eric] veio me agredindo”, afirmou a vítima.
Após o ocorrido, o porteiro entrou de férias e o caso foi registrado na 6ª Delegacia Territorial de Brotas. Ao BNews, a administração do Valle Ville informou que tem acompanhando o caso de perto e que prestou todo apoio ao funcionário. Além disso, o condomínio estuda a aplicação de sanções e a possibilidade de expulsão da família devido aos episódios.
Reincidência
Essa não é a primeira vez que Eric cria confusão no condomínio. O BNews obteve acesso a um registro do circuito interno do local que mostra o ex-PM quebrando uma câmera do elevador do prédio onde reside com a esposa, Jéssica Talita Garcia Pires, e seu filho.
O valor do dano é estimado pela administração Valle Ville em cerca de R$ 3 mil. Além disso, de acordo com relato de testemunhas e registros do condomínio, Jéssica havia tido um briga com Eric e impedido a entrada do ex-PM no condomínio a partir do dia 6 de fevereiro devido ao seu histórico violento.
No entanto, alguns meses depois, o homem foi autorizado pela sua esposa a retornar à sua rotina normal. De acordo com a administração, diversas denúncias de ameaças, perturbação da ordem pública e outras violações das regras condominiais já foram feitas contra o ex-soldado por parte de outros moradores.
Confira o momento em que o ex-PM quebra uma câmera do condomínio:
O portal entrou em contato com a PM sobre o ocorrido, mas ainda não recebeu retorno. O espaço segue aberto e a matéria será atualizada em caso de manifestação futura. A reportagem tenta contato com o ex-PM para buscar um posicionamento.