A notícia da morte de Robson Ferreira de França, conhecido como “Bibiu”, começou a circular nas primeiras horas desta quinta-feira (29) e abalou a comunidade da Gamboa de Baixo, em Salvador, onde ele era figura conhecida há décadas.
Bibiu morreu durante uma operação policial na cidade de Morpará, no oeste da Bahia, a cerca de 700 km da capital. A ação foi realizada por equipes da Rondesp, Cipe e da 28ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), após informações apontarem que o suspeito estaria escondido em uma residência no município, que tem pouco mais de 8 mil habitantes.
No local, houve confronto armado entre policiais e suspeitos. Bibiu estava acompanhado de outro homem, também envolvido com o tráfico de drogas. Ambos foram baleados, chegaram a ser socorridos, mas não resistiram aos ferimentos.
Segundo investigações, Robson Ferreira de França era apontado como líder do tráfico de drogas na Gamboa de Baixo, onde atuava há mais de 20 anos. Ele também era investigado por envolvimento em diversos homicídios, ligados a disputas por território e dívidas do crime organizado.
Ainda de acordo com informações da apuração policial, Bibiu é apontado como o mandante da morte de um capitão da Polícia Militar, ocorrida durante uma troca de tiros na Lavagem do Bonfim, no dia 15 de janeiro, fato que reforçou sua posição como alvo prioritário das forças de segurança do estado.



