URGENTE: Ex-prefeito mete bala em policiais militares e termina com festa

O ex-prefeito de Rio do Pires, Vânio de Gildásio, se envolveu em uma confusão que resultou em tiros e por pouco não termina em morte, na noite desta terça-feira (23/12). O político teria efetuado disparos de arma de fogo no centro do município, inclusive contra policiais militares.

Publicidade

De acordo com relatos enviados, uma guarnição da Polícia Militar foi acionada para averiguar denúncias que apontava que o suspeito efetuado tiros contra um imóvel onde ocorria uma confraternização, que acabou encerrada. Em seguida, deixou o local em um veículo e, durante a tentativa de abordagem, teria realizado disparos em direção aos policiais. Na sequência, Vânio fugiu e conseguiu entrar em sua residência.

Diante da gravidade do caso, os agentes iniciaram um cerco ao imóvel e solicitaram apoio de outras guarnições da região, ampliando o efetivo e fechando o perímetro. A ocorrência passou a ser tratada como situação de alto risco, com protocolos específicos de segurança.

Ainda segundo a fonte do IB, o pai do ex-prefeito, identificado como Gildásio, interveio. O idoso teria feito contato telefônico com o deputado estadual Eduardo Sales e com figuras importantes do Governo do Estado supostamente com o objetivo de pressionar pela interrupção da ação policial.

Ainda segundo essa versão, após o contato, o comando local teria determinado a desocupação da frente da residência e a suspensão da operação. No entanto, não há confirmação oficial de que ordens tenham sido dadas por autoridades políticas.

Testemunhas relataram que, de dentro da residência, o ex-prefeito teria gritado frases como “quem tem força não vai preso”.

O ex-prefeito já havia sido acusado de um ato semelhante em novembro de 2024. Na ocasião, efetuou disparos de tiros na cidade. Também foi acusado de ameaça. Vânio ainda responde por crimes de corrupção quando era prefeito.