A operação das embarcações do sistema Ferry Boat foram suspensas de forma parcial pela Marinha do Brasil (MB), nesta segunda-feira (20), em razão das condições de navegação adversas observadas na Baía de Todos-os-Santos.
De acordo com a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) somente as embarcações de maior porte, como os ferries Dorival Caymmi e Zumbi dos Palmares estão aptas a operar no momento, transportando exclusivamente passageiros.
A bandeira vermelha de navegação está vigente, indicando condições meteorológicas adversas e o aviso de mau tempo, mantendo a travessia entre o Terminal Náutico da Bahia, em Salvador, e o Terminal de Mar Grande, na Ilha de Itaparica suspensa assim como a travessia marítima entre Salvador e Morro de São Paulo.
A Marinha do Brasil destacou que em situações de emergência no mar ou em rios, o telefone 185 está disponível para atendimento 24 horas por dia.
Em nota, s ITS (Internacional Travessias Salvador), empresa responsável pela administração do Sistema Ferry-Boat, informou que, em razão das condições meteorológicas adversas registradas nas últimas horas — com ventos fortes e mar agitado —, estão sendo adotadas medidas preventivas adicionais para garantir a segurança das travessias entre Salvador e Itaparica.
“Por precaução, a travessia de caminhões e veículos pesados está temporariamente suspensa. A operação segue com atenção redobrada e pode apresentar tempo de viagem superior ao habitual, em função da necessidade de navegar com maior cautela”, diz um trecho da nota.
Antes da suspensão, passageiros entraram em pânico após o compartimento de veículos alagar, numa confusão generalizada e correram para pegar os coletes salva-vidas. Além disso, a empresa orienta que os pedestres evitem circular pela embarcação durante a travessia e aguardem a completa atracação para se deslocar.