A Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu um alerta em meio aos fortes temporais que atingem a cidade, nesta terça-feira (26). O órgão alterou o nível de ‘Alerta’ para ‘Alerta Máximo’ devido ao acumulado acima 150mm em 72h e previsão de chuva forte a muito forte.
Os ‘torós’ tem causado diversos perrengues ao redor da cidade. Há alta preocupação com os riscos de deslizamentos de terra e alagamentos, que já se formam em diferentes bairros.
Vale lembrar que a Codesal opera em quatro níveis diferentes: Observação (Nível 1), Atenção (Nível 2), Alerta (Nível 3) e Alerta máximo (Nível 4). Ou seja, a intensidade dos temporais fez o órgão operar em seu nível mais alto.
De acordo com dados da Codesal, o bairro do Saboeiro é o mais afetado pelas chuvas. Nas últimas 6h, a região teve acúmulo de 118,2mm, mas também lidera os indíces nas últimas 24h, 48h, 72h, 96h e em todo o mês.
Vale lembrar que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas e ventos fortes para todos os municípios da Bahia até esta terça-feira. Das 417 cidades do estado, 406 estão em nível laranja, classificação que indica perigo. As demais estão no nível amarelo, considerado perigo potencial.
Urgente! Salvador entra em ‘Alerta Máximo’ por causa da chuva
Publicidade